sexta-feira, 7 de novembro de 2014

O pudim

O pudim de leite é um dos doces mais famosos no Brasil. A palavra pudim veio do inglês pudding. Em Portugal e no Brasil indica uma preparação de consistência cremosa ou moderadamente sólida, temperada com açúcar ou sal, feita em banho-maria. É vocábulo incorporado tardiamente a nossa língua. Teria estreado no manuscrito do Padre Joaquim Cardoso e Brito, da primeira metade do século 19, publicado com o título de Doces e Manjares do Século 19.
Alguns dizem que a receita original era de um abade português. À base de açúcar, gemas, água e toucinho de porco, o doce fazia sucesso onde quer que fosse servido. Na época, era chamado de pudim de Priscos.O abade jamais revelou sua receita. Chegou até a promover um concurso para ver se algum outro confeiteiro da época conseguiria preparar um pudim exatamente como o dele. Ninguém foi capaz disso, então a receita permaneceu escondida até a sua morte.
No Brasil, O Cozinheiro Imperial, de 1840, primeiro livro de cozinha editado no País, trouxe uma receita de pudim de nata. Mas o doce que hoje preparamos é sobretudo elaborado com leite condensado. Raramente se respeita a fórmula original. Questiona-se apenas se o pudim tem ou não furinhos… 
O doce se tornou uma sobremesa clássica, presente em qualquer evento. Além de extremamente popular, ganhou várias outras versões: de chocolate, de fruta, de pão… Tem pra todos os gostos e é super fácil de preparar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário