sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Os brioches da Maria Antonieta

"Que comam brioches!" - Essa frase foi atribuída à famosa Rainha Maria Antonieta da França (1755-1793) às vésperas da Revolução Francesa. Antonieta a teria dito sarcasticamente quando ficou sabendo que o povo reclamava de falta de pão. "Se não têm pão, que comam brioches!"
Naquela época os pobres comiam pão feito com uma massa escura de grãos e restos de cereais, considerada grosseira. Já o brioche, feito com farinha branca (refinada), leite e ovos, era uma iguaria fina e, obviamente, cara demais para o povo.
Porém muitos afirmam que tais palavras nunca foram pronunciadas pela rainha, e que na verdade foram extraídas do livro "Confissões" do filósofo Jean-Jacques Rousseau, que
ficou muito famoso durante a Revolução. No trecho ele diz:"Finalmente, me lembrei do paliativo de uma grande princesa que disse que os camponeses não tinham pão, e que respondeu: Que comam brioches. Eu comprei os brioches." 
Apesar de o livro ter sido publicado quando Antonieta ainda era menina e alguns acreditarem que a princesa citada no texto seria, na verdade, Maria Teresa da Espanha (1638-1683), os camponeses, tão revoltados com a nobreza, acreditavam piamente que tal comentário indiferente só poderia ter saído da boca da rainha que muitos faziam questão de lembrar que não era francesa (Antonieta era austríaca). Bom, tendo ela dito isso ou não, o fato é que os pãezinhos ficaram mais famosos do que nunca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário