sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

O torrone

O torrone tem origem mediterrânea e vem de terras onde as amêndoas crescem espontaneamente, como a Sicília, os países do Norte da África e do Oriente Médio. O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://www.estadao.com.br/noticias/geral,no-terroir-do-torrone,3885O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://www.estadao.com.br/noticias/geral,no-terroir-do-torrone,3885
Os palpites de como nasceu o torrone são diversos. Para alguns, foi no cerco de Barcelona, durante o reinado de Felipe IV. As autoridades da capital catalã haviam organizado um concurso para encontrar um alimento que não se deteriorasse rapidamente. Quem ganhou o prêmio foi um confeiteiro que apresentou um doce feito de amêndoa e mel. Outros pesquisadores, no entanto, afirmam que a origem do torrone vem de um concurso similar, também realizado em Barcelona, mas logo depois de uma epidemia nos tempos do rei Felipe V. Também é possível que o doce já existisse na época da Guerra da Reconquista, quando a península Ibérica se levantou contra a dominação muçulmana em meados do século XIII.
Mas foi no Norte da Itália, na cidade de Cremona, que esse doce ganhou a sua fama mundial e que, possivelmente, ganhou o seu nome, torrone, por causa do campanário mais alto da Itália. A torre chamada de Torrione ou Torrazzo. Na praça da igreja de Santa Maria Assunta, de estilos arquitetônicos que se sobrepuseram, o campanário do século 13, de 112 metros de altura, teria sido usado para uma estratégia de mercado secular. Tão bem sucedida que a barra de frutas secas é tema de festa de rua uma vez por ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário